Blog

Notícias e Novidades

Blog do Turismo PE - 6º Festival JPA mostra força na sua abertura

Os organizadores do 6º Festival JPA, Cláudio Jr e Bruno Mesquita estão de parabéns. Mesmo com toda a crise econômica que assola o país, conseguiram mostrar que com competência e seriedade, estão realizando mais um grande evento. Este ano, o evento cresceu no número de expositores e visitantes (agente de viagem), fatores primordiais para o sucesso do festival.

O evento iniciou com um abertura prestigiada por várias autoridades do setor, como o Ministro do Turismo Marx Beltrão, o Governador da Paraíba Ricardo Coutinho entre outros nomes. O ministro do Turismo Marx Beltrão, disse em seu discurso durante a abertura do festival, que o turismo perdeu espaço no Brasil, por falta de vontade política, também falou da crise econômica, mas não creditou a mesma, o descaso que o setor vem passando. O ministro afirmou também a importância de se investir no setor, por ser o turismo um dos setores mais importantes para o país e consequentemente para a economia gerando emprego e renda “Esse descaso e essa falta de vontade não vão acontecer no meu mandato”, afirmou.

Em tempo, o ministro disse que, a forma de ser fazer turismo tem que ser repensada, ou seja, fazer turismo de uma forma diferente. focando na integração da sociedade ao setor e apostando em pilares importantes como segurança, urbanização, infraestrutura, iluminação e principalmente na profissionalização. “Tecnologias e novas ações precisam também ser colocadas em favor do setor, isso vamos cobrar e ajudar os empresários se for necessário”, disse.

Já o Governador da Paraíba Ricardo Coutinho um dos chefes de estado mais entusiastas do turismo, disse que a Paraíba vive hoje uma outra realidade pelo fato, de investir corretamente no turismo, buscando trabalhar junto com os empresários e buscando parcerias com o Governo Federal, principalmente no Ministério do Turismo. “Precisamos investir sempre, não podemos ver o turismo como despesa e sim como investimento”, salientou.

O Governador ainda falou da importância de obras estruturadoras que dão uma contribuição importante para o setor, e como exemplo citou o próprio Centro de Convenções onde acontece o festival “Foi um investimento grandioso, mas já podemos perceber claramente o retorno que ele não dá. Essa foi uma das obras mais estruturadoras de nossa gestão. Hoje somos competitivos no setor de eventos de negócios”, afirmou Coutinho.

Os organizadores do Festival de Turismo de João Pessoa Bruno Mesquita e Claudio Jr, falaram da importância do evento para o Nordeste brasileiro. A fixação de um feira de turismo trás para esse lado do país os olhos do setor “Foi pensado nisso que buscamos mostrar ao Brasil e ao Mundo, as belezas e os potenciais e acreditando dessa região”, afirmou Claudio. Outro ponto importante abordado pelos organizadores é o setor internacional da feira que cresce de forma muito interessante “Estamos conseguindo apresentar o festival ao setor internacional do turismo, e temos tido sucesso, pelo fato, deste ano termos um aumento de 10% nesse segmento dentro do festival”, disse Mesquita.

Outra área que se investiu muito foram as capacitações, o festival aumentou o número de salas e destinos que estão treinando os agentes de viagens. Alguns números já surpreendem na abertura, mais de 3 mil agentes de viagens e 207 expositores algo em torno de 10% e 15% respectivamente. Superando e muito, a edição anterior.

Sobre o festival o evento ocorreu ontem com muita tranquilidade e muita gente circulando. Os agentes de viagens compareceram em grande número, as salas de capacitação estavam sempre cheias e muita gente procurando conhece melhor os destinos que querem comercializar.

O evento segue hoje até as 20h, no Centro de Convenções de João Pessoa. Sem dúvida nenhuma, é uma grande oportunidade para você conhecer e se capacitar dentro do setor.

O Blog do Turismo PE viajou a convite do Festival.